QUEM SOMOS
Há mais de cem anos o Departamento de Oftalmologia da Santa Casa vem salvando a visão de pessoas de todo o país, tratando doenças que causam cegueira de forma irreversível, tanto com medicamentos, como cirurgias.
Atendemos e tratamos pacientes com doenças como catarata, glaucoma (pressão alta nos olhos), estrabismo (vesgueira), descolamentos e doenças da retina, do nervo óptico, inflamações e tumores oculares.
O departamento é dividido em especialidades para que os pacientes sejam tratados por especialistas de cada doença da melhor forma possível.
Os pacientes com catarata são operados com as técnicas mais modernas e têm sua visão recuperada em pouco tempo. Conta com médicos treinados e experientes, residentes e fellows para a realização destas cirurgias tanto em adultos como crianças.
O setor da plástica ocular é composto por oftalmologistas em especialização de doenças que acometem as pálpebras. Estas doenças incluem tumores palpebrais, sejam eles benignos ou malignos, além de alterações da posição das pálpebras. As pálpebras podem estar muito abertas, muito fechadas ou viradas para fora, ou para dentro, e os médicos oftalmologistas da plástica ocular estão preparados para tratar qualquer situação que prejudique o olho ou a visão secundária.
O setor de retina é responsável por diagnosticar e tratar as diversas doenças que a comprometem, como retinopatia diabética, entupimento das veias, descolamento da retina, retinopatia da prematuridade, entre muitas outras doenças que podem levar a cegueira permanente. Também são realizados exames complementares como mapeamento de retina (fundo de olho completo), assim como outros que necessitam aparelhos modernos e sofisticados, além do tratamento com a laser, injeções intra oculares de medicamentos e cirurgias para descolamentos de retina.
O setor de neuroftalmologia investiga as doenças neurológicas com que afetam o sistema visual, sendo muito importante para avaliação e elucidação de doenças sistêmicas bem como preservar a visão.
Já o setor de estrabismo, dedica especial atenção aos pacientes que apresentam distúrbios relacionados a motilidade ocular (olhos tortos ou vesgueira) e a presença de perda da visão. Quando necessário, cirurgias são realizadas, sempre executavas pelo corpo clínico especializado.
O glaucoma compreende um grupo de doenças que afetam o nervo óptico e levam à cegueira tanto em adultos como, mais raramente em crianças, se não forem diagnosticados e tratados a tempo. O setor de glaucoma está equipado para diagnosticar e tratar pacientes com estas doenças. Muitas vezes, o tratamento envolve cirurgias complexas que são realizadas pela equipe de médicos e residentes.
Além destas doenças citadas, muitas outras que dependem de tratamentos com lentes de contato especiais, transplantes de córnea ou outras cirurgias, ou tratamentos com aparelhos específicos, que são realizados sempre por professores capacitados em assistência, ensino e pesquisa, seus residentes e fellows, com o objetivo principal de atender bem e salvar a visão da população que nos procura.
NOTÍCIAS
CONTATO
CURSOS