BANCO DE OSSOS E TECIDOS

QUEM SOMOS

O Banco de Tecidos Musculoesqueléticos da Santa Casa de São Paulo está em funcionamento desde 1995 e foi adequado em 2002 de acordo com as normas do Ministério da Saúde para entrar em funcionamento em dezembro de 2005, por meio da parceria entre a Santa Casa de São Paulo e a Fundação Salvador Arena.

Desde o início contou com a equipe do Grupo do Quadril da Ortopedia e Traumatologia, que realizou captações e cirurgias com tecidos ósseos.

Hoje, com autorização do Ministério da Saúde, o Banco de Tecidos atende a todas as exigências de fornecimento de tecidos, com equipe técnica treinada e coordenada por profissionais capacitados em centros internacionais.

 

QUALIDADE

Os tecidos ósseos são captados em centro cirúrgico, observando-se todos os cuidados de uma cirurgia convencional. Após a retirada do tecido, acontece a reconstituição dos membros, mantendo-se a aparência anatômica do corpo do doador.

São realizados exames do doador e dos tecidos para segurança do receptor.

O Banco de Tecidos possui equipamentos com temperaturas inferiores a –80º para armazenagem dos tecidos, instalações físicas exclusivas, certificações, controles ambientais, sala exclusiva para preparo dos tecidos, de acordo com as normas da ANVISA e Sistema Nacional de Transplantes.

Estas medidas tornam os tecidos apropriados e seguros para os transplantes, garantindo a confiança e qualidade que o cirurgião e o receptor necessitam.