Ortopedia e Traumatologia
DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

PAVILHÃO “FERNANDINHO SIMONSEN”

O Pavilhão “Fernandinho Simonsen” da Santa Casa de São Paulo tem sua história iniciada em 1931, muito próximo da década da criação da especialidade.

Coube ao Prof. Dr. Luiz de Rezende Puech a organização deste Serviço, tanto na construção quanto na liderança de profissionais pioneiros no desenvolvimento de especialidade, fundando a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em 1936.

Durante a chefia do Dr. Domingos Define, em 1956, todos os traumatismos, incluindo adultos e crianças começaram a ser tratados no Pavilhão. Sucedeu ao Dr. Define o Dr. Orlando Pinto de Souza, permanecendo pouco mais de 1 ano na chefia.

O Dr. José Soares Hungria Filho assume em 1969 o lugar de Pinto de Souza, promovendo a criação de subespecialidades, e com isto projetando novos ortopedistas que souberam, sob a visão do mestre, desenvolver cada uma delas num pioneirismo que manteve o Departamento de Ortopedia e Traumatologia como Berço da Ortopedia.

Em 1980 assume Dr. Waldemar de Carvalho Pinto Filho, que trouxe médicos da América Latina para aprendizado, projetando o nome do Pavilhão “Fernandinho” internacionalmente.

Na diretoria do Departamento assumem Dr. Rudelli Sérgio Andrea Aristide em 1990, Dr. José Soares Hungria Neto em 1994, Dr. Osmar Pedro Arbix de Camargo em 2000, Dr. Cláudio Santili em 2005 e Dr. Osmar Avanzi em 2008.