Fundado em 1885, na Rua da Glória na cidade de  São Paulo, tinha missão de funcionar como abrigo da Santa Casa  de Misericórdia de São Paulo, que recebia, segundo registros da época, inválidos de qualquer idade, abandonados e doentes crônicos.


Em 1911 com crescimento da cidade, o abrigo foi transferido para o endereço que hoje se encontra no bairro do Jaçanã, com capacidade para abrigar 600 pacientes.


Em 2005 foi transformado em Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II, além de continuar abrigando a população de inválidos, passou a prestar Assistência Médica e Multidisciplinar especializada em Geriatria, além de ser polo de ensino e pesquisa na mesma área.


Hoje tem capacidade para abrigar 225 pacientes e oferece Serviço Especializado em Geriatria, Cuidados Prolongados, Cuidados Paliativos com atendimento médico e de enfermagem 24 horas, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, dentista, serviço social , psicologia e  um ambulatório externo que oferece atendimento à comunidade local. Mantém atividade acadêmica servindo como campo de estágio e pesquisa na área de Geriatria/Gerontologia.


O hospital oferece ainda, aos internados e comunidade local, atividades religiosas semanais.


HOSPITAL GERIÁTRICO E DE CONVALESCENTES DOM PEDRO II

Av. Guapira, 2.674
Jaçanã - CEP 02265-002 - São Paulo/SP
  11 2176-1200
SAC: hdp.sac@santacasasp.org.br